sábado, 31 de março de 2012

Em sua história, a filosofia manteve um estreita relação com as ciências e o saber científico. Tal relação permanece até hoje? Como ela se dá na sua atualidade?

Certamente que sim. Especializei-me em Cosmologia, justamente por ser a parte mais filosófica da Física. Nunca concebi e não concebo fazer ciência sem filosofar e nem filosofar sem considerar o aspecto científico. Apesar de distintas em objeto e método, Filosofia e Ciência se complementam para construir o modelo de explicação da realidade que se busca, não só para o entendimento e a compreensão, mas também para seu domínio, com o fito de usar da capacidade racional humana para modificar a realidade, como se dá com a medicina e a engenharia, por exemplo. A propósito, estou escrevendo um livro, do qual já redigi cinco de onze capítulos, intitulado "Física para Filósofos", pois tenho visto muita gente da área filosófica ou de humanas em geral, dizer muita besteira porque não conhece Física e nem Biologia. Para mim, um filósofo não é uma pessoa da área de humanas, nem de exatas, nem de biológicas, nem de tecnológicas. Ela paira sobre elas todas e tem que ter uma noção de tudo, com razoável abrangência e profundidade. Claro que sem entrar em detalhes técnicos. Mas conceitualmente é preciso que um filósofo conheça Física Quântica e Relatividade, senão vai sair falando besteira. E um físico que não saiba filosofia também.
E tem mais. É preciso que todo filósofo e cientista tenha uma boa noção de artes. De literatura, de música, de artes plásticas, de teatro, cinema e tudo o mais. Por quê? Porque eles vão trabalhar com o fazer humano. Filosofia e Ciência não existem de "per se". Elas são construtos do intelecto humano. E para entender o homem é preciso conhecer o que ele faz. E o que ele faz de mais significativo é a arte. Arte, Ciência, Filosofia e Técnica são os aspectos do fazer humano que, principalmente o filósofo, tem que estar por dentro. Além do mais, filosofar e fazer ciência é uma arte, sem dúvida nenhuma. Há poesia, há música, há cor, há movimento, há figura na produção do saber científico e filosófico. Não há escapatória. Todo mundo que desejar se enveredar pelo caminho acadêmico e pretender produzir saber para a humanidade tem que ser um tanto quanto polímata.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails