domingo, 25 de março de 2012

Ernesto, Como seria a revolução que levaria ao anarquismo e como ficaria a humanidade depois desse sistema ser implantado? Como ficariam as famílias, empresas, países/nações, culturas, religiões, ideologias, universidades, polícia e etc, etc, etc?

Apesar dos precursores do anarquismo pregarem a revolução para implantá-lo, um estudo mais profundo do tema mostra que a anarquia não pode ser implantada, muito menos por revolução nenhuma. Ela tem que surgir espontaneamente, como um desejo de todos que se realiza. Se houver revolução os vencedores fatalmente se tornarão mandatários, pois os vencidos não aderirão à situação. Então, "ciao" anarquia. Características essencias do anarquismo requerem que ele seja alcançado sem revolução: ausência de governo e de estado, ausência de partidos políticos, ausência de fronteiras, internacionalização total, ausência de forças armadas, ausência de propriedade, ausência de dinheiro, ausência de sistema judiciário formal, ausência de leis, ausência de polícia, ausência de prisões, ausência de corporações, ausência de família mononuclear, amor livre, ausência de religiões (pode haver crença), igualdade total entre os gêneros, tolerância total em relação à raças, crenças, orientação sexual, procedência. Como estabelecer tudo isso na sociedade no mundo todo? A solução é que tudo isso vai surgir de modo natural. Tudo o que eu disse que é ausente na anarquia deixará de existir naturalmente por falta de necessidade. Não precisa ser extinto por nenhum ato formal. Deixa de existir por não se fazer mais necessário, após longo tempo de desuso. Por isso o anarquismo só acontecerá dentro de várias centenas de anos. A ausência de estado, governo e fronteiras não implica na ausência de países e cultura, nem de um idioma único, imposto. Nada é imposto na anarquia. Mas não é bagunça. Pelo contrário, é muito mais ordenado. Porque a ordem será algo introjetado nas pessoas, que agirão ordeiramente por opção e não por coação.
Como chegar lá? Por um processo educativo, que tem que começar já. Incentivar todo mundo a trabalhar o máximo possível de graça, uns pelos outros. Tomar a iniciativa de resolver os problemas coletivos por conta própria, sem intervenção dos governos. Promover a implantação de hortas comunitárias, refeitórios comunitários, lavanderias comunitárias, alojamentos comunitários. Como? As próprias pessoas os constroem e se revesam no trabalho. Assim, em alguns séculos, não haverá mais casas particulares. O comércio deixará de existir, pois as manufaturas produzirão para distribuição direta ao povo. Haveriam vestuários coletivos em que as pessoas escolheriam as roupas que vestiriam e depois deixariam nas lavanderias. Isso tudo vai surgindo aos poucos. Mas é preciso difundir essas idéias nas escolas, na internet, nas novelas da TV, em filmes, em romances. Novelas em que o herói seja ateu e do bem, Em que famílias plurais sejam coisa normal, digna e honesta. Em que o comunitarismo aconteça em muitos casos. Em que as pessoas fazem tudo à revelia do governo. Isso incentivará todo mundo a agir assim até que o governo não precise existir, pois não terá o que fazer.
Quanto às indústrias, empresas de aviação, usinas elétricas, refinarias de petróleo e coisas assim, elas existiriam normalmente só que não teriam dono, nem o governo. Seriam geridas por seus trabalhadores em comissões e produziriam tudo o que produzem, distribuindo de graça. Os funcionários não ganhariam nada, mas também teriam tudo de graça.
O comunitarismo é tão eficiente que a redução do custo de tudo será drástica. Falo custo em termos de tempo de trabalho, volume de insumos e não em dinheiro.
Universidades, bibliotecas, teatros, cinemas, televisões, tudo isso continua como é, apenas que sem envolver dinheiro. A economia passa a ser a ciência da produção e distribuição de bens, excluindo o aspecto monetário. Isso tudo é muito mais simples, as pessoas terão que trabalhar muito menos, ninguém será pobre, ninguém será rico, O laser será muito maior. Não há motivo para crime nenhum, nem passional, pois todos os homens são de todas as mulheres e todas as mulheres são de todos os homens. E toda criança é filha de todo adulto, que é pai e mãe de toda criança. Nada é particular, tudo é coletivo, exceto pequenos objetos de uso pessoal, como óculos, por exemplo.
É uma beleza. O paraíso terrestre.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails