Nada não é algo e sim a ausência de tudo. Não se pode dizer "o nada", pois não se trata de um ente. Ausência de matéria, de radiação, de campos e de todos os seus atributos, como extensão, massa, energia, spin, carga, o que for. Além de ausência de espaço, tempo, eventos, fenômenos, ocorrências, dinâmicas, leis. Como também de espíritos, se os houver. Vazio já seria a ausência de conteúdo substancial (matéria, radiação e campo), mas com a existência do espaço não preenchido. Então vazio seria algo, diferente de nada. Só que não existe vazio no Universo nem fora dele (aliás não existe nada fora do Universo, nem espaço vazio). Vácuo seria um espaço apenas não preenchido por matéria, mas tendo campo e radiação. Muito bem.
Acaso é a situação em que algum evento ocorra sem que seja determinado por coisa alguma, completamente fortuito. A maioria dos eventos que se dão no Universo são desse tipo, isto é, incausados. O que pode acontecer é que o estado misturado do sistema em questão indicar a probabilidade de qualquer transforação que se dê com ele em certas circunstâncias.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de abril de 2012
Ernesto, o que seria a definição correta do "nada" e "acaso" que se tanto fala em discussões na net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Por causa do ateísmo é que a vida fica sem sentido!!!
Não vejo relação nenhuma desse comentário com o tópico.
Postar um comentário