quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pago quatro cadeiras relativamente dificeis nesse primeiro periodo da faculdade. O senhor me recomenda estudar um pouco das 4 matérias todos os dias, 2 por dia ou 1 por dia?(qual forma é a mais produtiva?)

A única forma eficaz é estudar a cada dia, ANTES DE DORMIR, a matéria que foi dada nas aulas daquele dia. Isso porque é no sono que o cérebro transfere o conteúdo da memória provisória, no hipocampo, para a memória permanente, tanto conceitual como procedural, no córtex. A maior parte é perdida e a filtragem do que vai ser retido se baseia no conteúdo emocional envolvido e na existência de reforço. Mesmo que você volte, depois, a rever o assunto, é ESSENCIAL que faça um reforço NO MESMO DIA, antes de dormir. Senão não fixa. Na aula você entende, no estudo você aprende. Mas para aprender tem que ter entendido. Por isso, preste a máxima atenção em toda aula e não saia de nenhuma sem ter ENTENDIDO tudo o que foi dado. Pergunte sem dó e nem medo de pagar mico. Pague o mico mas entenda. E insista, se o professor não quiser explicar. Ele é pago para isso. Ao estudar, recapitule numa leitura, depois procure esquematizar, como se você tivesse que dar uma aula sobre aquele assunto. Assim é que se aprende. Os outros dois aspectos da aprendizagem são a compreensão, que é a associação do que se entendeu com o resto dos conhecimentos já sabidos e a aplicação do novo conhecimento na solução de problemas reais ou fictícios, que simulem a realidade. Recomendo os seguintes livros do Pierluigi Piazzi:
Aprendendo Inteligência, Estimulando Inteligência e Ensinando Inteligência.
E, lembre-se: a melhor maneira de aprender é ensinando. Estude como se estivesse preparando aula para dar e, se possível, ensine mesmo para seus colegas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails