Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
A capacidade intelectual seria proporcional à espiritualidade? A inteligência matemática, por exemplo, uma das mais completas, teria ligação com o grau de entendimento espiritual?
Claro que não! São independentes. Inteligência é a capacidade de solucionar problemas de qualquer ordem. Há vários aspectos da inteligência. Geralmente quem exibe um deles em alto grau, também tem os outros elevados, mas há exceções. Espiritualidade é a propensão de se ocupar com coisas mais elevadas e não só com o comezinho. Uma pessoa pode ser inteligente e não ter espiritualidade e vice versa. Todavia costuma haver uma correlação. A maior parte das pessoas inteligentes também é verdadeira, bondosa e se interessa por valores elevados. É preciso que se entenda que espiritualidade não tem nada a ver com entidades sobrenaturais. Outros aspectos que se correlacionam com a inteligência são a criatividade, a sensibilidade, a força de vontade e o bom caráter. Mas nem sempre.Tudo isso está relacionado com as conexões neurais (e não com o número de neurônios) e, em parte, é genético, em parte, adquirido. Por isso é que um dos aspectos mais relevantes do processo educativo é desenvolver a inteligência e não passar conhecimentos (que também é necessário). Inteligência pode ser cultivada, do mesmo modo que criatividade, sensibilidade, espiritualidade, personalidade e caráter. Pena que nosso processo educativo seja pobre a ponto de quase só se preocupar com a aquisição de conhecimentos e, às vezes, habilidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário