Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 22 de setembro de 2013
Professor, o que acha da justificativa de alguns católicos que dizem que sem o catolicismo não haveria a "moral cristã" (Não matarás, não roubarás, bem ou mal) que, de acordo com eles, deixou a sociedade melhor.
A dita "moral cristã", não é cristã coisa nenhuma. É judaica. E a moral judaica é igual à moral babilônica, hinduísta, egípcia, grega, romana e todas as outras. A moral é um construto social humano e não religioso. As religiões é que se apoderaram dela. A falta de religião não compromete a moral, em absoluto. Não é porque se teria um castigo ou um prêmio depois da morte que se vá agir pelo bem ou pelo mal. A própria sociedade é que premia ou pune, nesta vida mesmo, o comportamento moral ou imoral das pessoas. E depois, a moral cristã não é a moral católica. Catolicismo é um conceito medieval e não do cristianismo inicial. Aliás, os ortodoxos é que se consideram católicos, achando que os católicos são os cismáticos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário