Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 22 de setembro de 2013
Um campo variável de 2Mhz gerado por uma bobina gera ondas que se comportam como onda/partícula? Gera fótons? Qual a diferença entre ondas eletromagnéticas geradas por saltos quânticos, e as geradas em campos variáveis?
Toda onda eletromagnética se comporta como onda na propagação e como partícula na emissão e absorção. Qualquer que seja a frequência da onda, ela é emitida e absorvida em fótons. A questão dos saltos quânticos é que, nos elétrons ligados aos átomos, só são permitidos certos valores de energia. Quando ele captura a energia de uma onda eletromagnética, isso só acontece se o valor da energia for igual à diferença de energias de algum nível existente. Caso contrário a onda não transfere energia nenhuma para o elétron. Da mesma forma, se o elétron estiver em um nível excitado de energia, ao decair, ele emite um fóton com a energia igual à diferença das energias dos níveis. E o valor das diferenças de energias dos níveis atômicos corresponde a fótons das frequências da luz visível. Frequências menores (infravermelho) correspondem às energias dos sistemas de vários átomos e frequências maiores (ultravioleta e raios X) aos elétrons das camadas mais internas ou aos núcleos atômicos. Osciladores elétricos têm frequências menores ainda (micro-ondas ou ondas de rádio), que são as que conseguem ser geradas por dispositivos. Para se ter uma ideia, uma torre transmissora de rádio FM, de 10kW e 100MHz, digamos, emite 1,5E29 fótons por segundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário