Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 24 de novembro de 2014
"Agradecer a Deus pelas coisas que acontecem na sua vida é insultá-lo.Afinal, você está dizendo que Ele tem poder para interferir no mundo, mas que esquece todo o mal, toda miséria e dor que assolam milhões de inocentes todos os dias em prol da sua promoção, do seu vestibular[...]"Comente.
Nem precede nem sucede, pois são categorias diferentes. Existência é um estado, uma situação. Essência é uma coleção de propriedades, justamente as que fazem algo ser o que é e não outra coisa. Para se dizer se algo existe ou não, é preciso se saber do que se trata. Portanto não se pode afirmar que algo existe sem conhecer a sua essência. Nesse sentido poderia se dizer que a essência precede a existência pois só existe algo que seja algo, isto é, que se possa dizer do que se trata. Não posso dizer que existe ou não algo que não posso descrever. Para saber se Deus existe ou não, tenho que saber o que está se entendendo por Deus, isto é, qual a sua essência. A essência pode se referir apenas a um conceito sem existência na realidade. Isto é, algo que não exista pode ter uma essência, como é o caso de Deus. Dizer que existir faz parte da essência de Deus, como o queria Anselmo de Cantuária, é um disparate, pois existir não é uma propriedade e sim uma situação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário