Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
A partir do momento em que existe alguma coisa (seja lá o que for), o tempo passa? Ou seja, só existe tempo se existir "matéria"?
Não. Pode haver tempo sem matéria. Mas tem que haver algo cujo estado se altere. Esse algo pode ser apenas campo e, em consequência, espaço para o conter. Não precisa haver matéria e nem radiação. Mas se não houver campo, não há conteúdo nenhum, porque matéria e radiação são quantizações de campo. Logo, sem campo não há o que possa se alterar e, logo, não há tempo (e nem espaço). Mas pode haver campo e espaço sem haver tempo, desde que esse campo seja imperturbável. Essa deve ser a condição assintótica do Universo no Big Rip. Mesmo havendo matéria, se ela não sofrer mais nenhuma alteração, o tempo pode não passar. Mas havendo radiação tem que haver passagem de tempo, pois a radiação não existe estacionária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário