domingo, 22 de setembro de 2013

Me aponte fatos comprovados da Não existência de Deus. Estou em duvida em ser cristão ou ateu então por favor, ilumine-me!‎

Não há fatos comprovados de que Deus exista e nem de que não exista. O que existem são indícios e eu considero que os contrários à sua existências são mais fortes. Para começar, não é preciso supor a existência de Deus para explicar o surgimento do Universo e da Vida. Isso pode surgir de modo completamente fortuito e incausado. Não há necessidade de haver causa nenhuma. Supor que algo extra natural tenha provocado esse surgimento é completamente desnecessário. Outro fator é que não existem milagres e nem prece nenhuma é atendida. Se se fizer um levantamento estatístico, pode-se ver que, na maioria dos casos, as preces não são atendidas e, quando são, a proporção é a mesma que se teria para resultados aleatórios. No caso do cristianismo, então, é que a situação piora. Considerar que Jesus seja Deus e que sua morte tenha sido para redimir a humanidade do pecado original requer a suposição de que tenha havido tal pecado, cometido por Adão e Eva. Ora, não existiu nenhum Adão e nenhuma Eva. Além do mais, o fato de Deus exigir o sacrifício atroz de seu próprio filho para aplacar sua ira pelo pecado revela uma crueldade insana de Deus, inteiramente em desacordo com a concepção de santidade que se lhe é imputada. Outro grande problema é que, como criador, Deus se revelou completamente incompetente, tal é a quantidade de imperfeições que o Universo apresenta, a começar pela existência de doenças. Dizer que elas são produto do pecado não convence, pois animais também ficam doentes e não são pecadores. Outra questão é a da existência da alma. Não há nada que implique na necessidade dessa suposição para explicar a vida psíquica. Os efeitos mentais de drogas e de acidentes cerebrais mostram que a mente é, apenas, o produto do funcionamento do cérebro. Além disso, não existem manifestações nenhuma da sobrevivência de algum espírito depois da morte do organismo que, supostamente, o acolhia.

Um comentário:

5 disse...

Por que não acreditar em Deus?

Não argumento a existência de Deus, mas a funcionalidade da crença Nele.

Professor, concordo contigo na não existência de fatos que comprovem ou não a existência de Deus. A pergunta que trago não se refere a busca da verdade, mas a capacidade que uma crença tem em diminuir sofrimento e maximizar o prazer. Pressupondo que Deus não exista e o universo seja nada mais que uma formulação do acaso. Ainda assim podemos ser éticos e felizes, mas perdemos uma tecnologia simbólica que tem comprovações científicas fortíssimas. A fé, que talvez o senhor prefira chamar de efeito placebo. Tudo bem. Deus pode até não existir, mas o efeito de Deus naqueles que acreditam Nele ou em um comprimido de farinha existe.
Se a crença em um comprimido de farinha símbolo de poderes limitados pode, por exemplo normalizar a minha pressão arterial. O que a fé, ou efeito placebo em uma entidade Infinita e Onipotente pode realizar? O que estou tentando questionar não é a existência de Deus, isto é irrelevante, visto que não podemos prová-la. Mas a conveniência da crença na existência de Deus. Ou seja, por que defender o pensamento da inexistência de Deus se ela não nos traz nada de bom? Se enxergarmos que as nossas crenças formam os nossos pensamentos e os nossos pensamentos controlam nossas ações, o que nos faz transformar o mundo a nossa imagem e semelhança, fica fácil entender a funcionalidade da crença em Deus e na imortalidade da alma.

E qual seria a funcionalidade da não crença em Deus? Não consigo ver, nenhuma. E pelo que eu saiba nenhum experimento nos trouxe até hoje benefícios do ateísmo.
Fique com Deus.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails