segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Se você escolher uma das alternativas a seguir aleatoriamente, qual a chance de sua resposta estar correta? A) 25% B)50% C) 60% D) 25%

1/3. Pois existem 12 modos de se fazer a escolha, isto é, para cada uma das 4 letras, há a possibilidade de existirem 3 respostas certas. Ou seja, você escolhe A e a certa é 25%, escolhe B e a certa é 25% , C-25%, D-25%, A-50%, B-50% e assim por diante. Dessas 12 possibilidades, só 4 poderão ser verdadeiras: Se a certa for 25%, tem A ou D, se for 50% tem B e se for 60% tem C. Logo a razão do número de eventos favoráveis ao acerto para o número total de eventos é de 4 para 12, isto é, 1/3, que é a probabilidade.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Um comentário:

Alexis disse...

Se a alternativa A fosse a correta, teríamos 25% de chance (1 em 4) de ALEATORIAMENTE escolher a A, porém a alternativa D é igual a A, o que aumentaria nossa chance pra 50% (2 em 4), o que tornaria a alternativa A e a D incorretas, pois indicam 25% de chance. Se a B fosse correta, teriamos os mesmos 25% de chance de escolhe-la aleatoriamente, o que não condiz com os 50% que a alternativa indica, tornando a B errada também. Com a C, mesmo caso da B, com a D, mesmo caso da A. Ou seja, temos 0% de chance de escolhermos a alternativa certa aleatoriamente, o que é confirmado pelo fato de não haver uma alternativa indicando os 0% (ou seja, nenhuma possibilidade de escolhermos a alternativa certa - 0% - já que ela não existe).

É o que eu acho, mas já ouvi outras teorias...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails