Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Ciumes é quando não tem fundamento. Quando tem fundamento é exigir respeito. Uma relação sem respeito mutuo está fadada ao fracasso. <~~ Concorda com essa frase? Porque?
No meu entendimento não é bem assim. Ciúme é uma atitude independente de se ter ou não fundamento. É a atitude de se considerar que uma outra pessoa tenha qualquer tipo de subordinação e não admitir que ela aja livremente de acordo com os critérios dela. É uma atitude de fiscalização, de controle sobre a outra pessoa, tenha ou não fundamento. Isso é abominável. Toda pessoa adulta é inteiramente livre para fazer tudo o que quiser, certamente que sujeita a todas as consequências. Mesmo quando se tem um sentimento amoroso que se firmou em uma relação, essa relação é entre dois sujeitos inteiramente livres. É claro que a relação tem que ser baseada na admiração, na consideração, na lealdade, no compromisso e no respeito. Mas que compromisso? De dedicação, de apoio, de cumplicidade, de doação recíproca. Dois compromissos, contudo, que não há como se fazer são o de exclusividade e perenidade amorosas. Não se escolhe amar ou não a quem quer que seja e nem permanecer amando indefinidamente. O amor pode acontecer a mais de uma outra pessoa e pode acabar sem razão nenhuma. Mas o compromisso e o respeito exigem que essas situações sejam explicitadas. Uma vez conhecidas e consentidas, não há mal em se amar a mais de uma pessoa, de forma honesta e decente, sem felonia. Então não há, em circunstância nenhuma, a menor razão para se ter ciúme.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário