Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Você costuma usar muitas metáforas na oralidade? Você considera que isso aumenta o seu poder de comunicação ou diminui, por tornar menos claro o que você diz?
Não gosto de usar metáforas. Prefiro a descrição dos fatos e coisas em si mesmos e não por comparações, metáforas e analogias. Pode parecer mais árido e menos literário, mas para a transmissão de conhecimentos científicos e filosóficos é muito mais preciso e eficaz, mesmo que requeira uma dose maior de abstração e raciocínio. Mas isso, por um lado, é melhor, pois faz a pessoa entender melhor porque tem que pensar mais para compreender. O uso de comparações, metáforas e analogias pode levar a pessoa a estender isso além do limite de validade e concluir o que não pode ser concluído, por meio da analogia. Facilitar muito as coisar é, até, prejudicial. Quem consegue entender melhor qualquer coisa entende porque enfrenta toda e qualquer complicação. Sou contra se evitar complicações no entendimento do que quer que seja. As complicações são essenciais para o correto entendimento de tudo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário