Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Você disse (não com essas palavras) que o capitalismo liberal é um caminho melhor ao anarco-comunismo do que o socialismo. Essa não entendi mesmo; poderia me explicar detalhadamente?
O capitalismo liberal, progressivamente pulverizado, de modo a levar a todos serem capitalistas e a ninguém ser empregado conduz muito mais eficazmente ao anarquismo do que o socialismo, pois este, para funcionar, requer um estado vigilante, controlador e poderoso, justamente o oposto do que quer o anarquismo. O verdadeiro comunismo é anarquista, mas nunca ocorreu no mundo. A União Soviética era socialista estatizante. No socialismo o governo é o dono de tudo. No capitalismo as pessoas são donas. No anarquismo ninguém é dono. É mais fácil tirar a propriedade gradativamente das pessoas individualmente, do que de um governo controlador. Acabar com o governo socialista totalitário também é mais difícil do que acabar com um governo liberal democrático. Quanto mais democrático, mais próximo de anarquista. Por isso é preciso haver candidato sem partido e não se permitir coalizão de partidos. Para, justamente, pulverizar a democracia e desconcentrar o poder. O mesmo deve se dar na gestão das empresas. Sociedades Anônimas anônimas mesmo. Ninguém com maioria do capital. Todos os trabalhadores sócios da empresa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário