Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Porque alguns teístas insistem no argumento que o Big Bang precisa de uma "causa anterior", já o deus deles, não precisa. Qual sua opinião sobre essa lógica de que "tudo precisa de um criador"?
Completamente sem base. Causalidade é uma relação entre eventos que pode ou não existir. Não é necessária. Sua suposta necessidade advém de um raciocínio indutivo que se baseou na observação dos eventos acessíveis diretamente aos sentidos humanos, como eram todos os que se tinha notícia até há pouco mais de um século. Isso fez com que se acreditasse que causa fosse uma necessidade. Mais ou menos com a afirmação "Todos os cisnes são brancos" que prevaleceu na Europa até que se visse um cisne negro. Hoje em dia se conhece muitos eventos, inacessíveis a observação direta, que são incausados, como o decaimento radioativo, a produção de pares de partícula e antipartícula e a desexitação de átomos, com emissão de fótons. Vários acham que há alguma causa oculta, porque não admitem que algo possa não ter causa. Mas jamais se achou a causa de vários eventos microscópicos. Basta um contra exemplo para derrubar um raciocínio indutivo. Esses eventos requerem certas condições para se darem, mas condição não é causa. Condição é o que permite, causa é o que determina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário