domingo, 29 de dezembro de 2013

Será que ainda irá demorar muito para a profissão de Cientista seja regulamentada no Brasil? Eu não entendo muito bem como isso funciona, só é permitido fazer pesquisas se estiver vinculado à uma instituição/Universidade?‎ Mayara Góes

Claro que não. Qualquer um pode fazer pesquisa, mesmo particularmente. E não precisa ter diploma de nada. E eu acho que é bom que continue assim. Sou contra a regulamentação de profissão de cientista. Acho um absurdo se exigir formação específica para investigar, descobrir ou inventar qualquer coisa. É claro que quem tem a formação e está ligado a uma instituição tem muito mais condições de levar adiante uma pesquisa. Mas não pode ser uma exigência. Aliás sou contra reserva de mercado para quase tudo, exceto para profissões que envolvam responsabilidade civil, como médico. Até advogar eu acho que se poderia sem diploma nem exame de ordem. Lecionar então, nem se fala. Sei de muita gente que não é licenciado em magistério e que é professor muito melhor do que os licenciados. O que importa é o conhecimento e a competência e não o diploma. Acho um absurdo se ter que dar um lugar de professor a um licenciado medíocre e negá-lo a um engenheiro, médico, advogado ou outra pessoa brilhante, inclusive didaticamente, só porque não tem o diploma. Isso é um desserviço à educação. Quem não tem competência não pode se estabelecer. O mérito tem que prevalecer sobre a legalidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails