domingo, 26 de julho de 2015

Meu sonho é ser cientista, mas infelizmente o fato de não haver regulamentação da profissão cientista no Brasil me fez desanimar bastante. Achei esse texto e gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto: http://www.suzanaherculanohouzel.com/journal/2012/9/27/voce-quer-mesmo-ser-cientista.html

Mesmo considerando o que a Suzana disse e o fato da profissão não ser regulamentada eu considero que seja bom se tornar um cientista, não por causa da remuneração mas por causa do bem que se pode fazer à humanidade. Tenho medo de que se regulamente a profissão de cientista por um aspecto. Acho que é bom que cientistas tenham salário regulamentado, bem como jornada de trabalho. O que não concordo, de modo nenhum, é que se exija alguma formação acadêmica específica para se ser um cientista. Do mesmo modo que um filósofo. Uma pessoa sem formação nenhuma pode, perfeitamente, construir a ciência e descobrir muita coisa. Ou pode ser uma pessoa com formação não científica, como um advogado e fazer alguma descoberta importantíssima. Se se exigir que se tenha alguma formação específica para fazer ciência está se podando um potencial enorme de muitas pessoas capazes, mas que não têm a formação específica. Isso eu não concordo de modo nenhum. Seria como impedir alguém de ser pintor se não possuir curso de Belas Artes ou de ser compositor se não possuir curso de Música ou de ser escritor se não possuir curso de Letras.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails