segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Professor, sobre o tempo que separas pra pensar diariamente. Tu vai à algum local específico da sua casa ou de seu trabalho pra fazer isso ou apenar começa a pensar assim que dá vontade, de forma aleatória?

Eu não separo tempo nem lugar especial nenhum para pensar. Eu vivo pensando o tempo todo, enquanto estou fazendo qualquer coisa. Mas, especialmente, minha melhor hora de pensar é quando deito para dormir. Então eu ainda consigo ficar cerca de uma hora pensando. Mas eu também penso muito enquanto estou lendo. Leio um trecho e fico pensando sobre temas correlatos ao que estou lendo. Pensar é extremamente gostoso. Também é bom pensar enquanto se vai escrevendo. Ou enquanto se está conversando. As idéias vão sendo formadas à medida que se conversa. Isso é uma ótima forma de pensar. Mesmo que as pessoas achem que você não tem segurança no que está dizendo, Mas isso é que é bom, pois você vai explicitando as suas dúvidas e as pessoas com quem você está conversando o ajudam a tirar as conclusões. Lembre-se que você está conversando e não ensinando. Mas também é bom ir pensando enquanto se está ensinando. Inclusive para os alunos verem que o conhecimento não é algo acabado mas que está em contínuo processo de construção.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails