Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 17 de outubro de 2016
Comente essa frase do Nando Moura " Todo efeito precisa de uma causa e toda sequencia casual leva a uma causa primeira e a um inicio absoluto. O inicio absoluto na realidade é Deus". 28/02/2016
Certamente que todo efeito provém de uma causa, pois a definição da palavra efeito é um evento provocado por uma causa. A questão é que existem eventos que não são efeitos. Não há necessidade de que todo evento seja um efeito. Existem miríades de eventos fortuitos ou incausados. Inclusive são maioria, se se considerar o mundo microscópico atômico e subatômico. Nos sistemas de grande número de partículas (1.000.000.000.000.000.000 ou mais) a concentração das probabilidade leva a fazer os eventos parecerem ter sido determinados por alguma causa, tornando imperceptível o caráter probabilístico da natureza. Mesmo supondo, contudo, que a causalidade seja uma necessidade (o que não é), então se teria, na sequência de causas, uma causa primeira. Isso seria fatal. Todavia nada leva a concluir que o evento primeiro que provocou a sequência de causas seria uma ato voluntário de alguma divindade. Porque, inclusive, nesse caso, se teria que cogitar de qual seria a causa desse evento que provocou o evento primeiro (que, em verdade, então, seria o segundo). A não ser que se admita uma sucessão infinita de eventos pretéritos a cada um, esse ato de vontade da divindade para produzir o dito "primeiro evento" teria que ser um evento incausado. Ora, se se vai considerar que todo evento seja efeito de alguma causa, exceto o anterior ao primeiro, porque não considerar que o primeiro também não precisaria de ter causa? Ou porque qualquer um teria que ter causa? Ou porque essa causa do primeiro evento seria Deus? Nada disso tem uma resposta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário