domingo, 12 de setembro de 2010

Como o senhor definiria arte?

Em sua verdadeira concepção, arte é o prodígio de insuflar vida a umaimagem, um som, um texto ou um movimento. Em si, eles são apenas comunicações visuais, auditivas ou cinéstésicas mas, pela arte, transformam-se em objetos de comoção estética, emoção, prazer. Transcendemsua realidade física e se convertem em um bem de valor cultural, testemunhode um ato criativo do artista em externar o que lhe vém de dentro, o modocomo interpreta o mundo, eivado de suas vivências e de sua cosmovisão, bemcomo de sua perícia e de seu trabalho, além, é claro, de seu sentimento esua inteligência. O artista, assim, é como se fosse um deus, capaz devivificar uma tela, um mármore, um violino ou o movimento de seu própriocorpo numa entidade etérea e incorpórea, plasmada de beleza e luz.

Na acepção mais básica possível, arte é o fazer e seu produto, englobando aí o artesanato, a engenharia, a indústria e as belas-artes. Em oposição,ciência é o conhecer, o saber, também englobando aí, nesta acepção básica,saberes empíricos e mitológicos. Numa acepção mais restrita, a arte (nestecaso, as belas-artes) é um fazer enquanto comprometido com levar à fruiçãode um prazer sensorial e intelectual, advindo de alguma qualidade doproduto, denominada estética, que leve a isto, não importando outrasqualidades que possa ter, de caráter utilitário ou outros. Assim, a arte éinútil.

Acho que a arte, como criação, é um construto intelectual do homem em queele usa sua sensibilidade, inteligência, vontade, habilidades, técnicaadquirida e talento nato para fazer uma representação do mundo real ouimaginário, almejando levar ao apreciador uma sensação de prazer no ato depercebê-la, consistente em uma emoção advinda da interpretação feita pelainteligência do que a sensibilidade comunica.

Esse caráter estético pode ser considerado do ponto de vista do autor ou doapreciador. Um quadro pintado por um macaco pode não ser arte na intenção do autor, mas pode o ser na apreensão do apreciador. Do ponto de vista do autor a arte tem a intenção de provocar tal prazer. Notem-se três coisas: A arte não tem compromisso com mensagem alguma, exceto a estética. O prazerestético não tem nada a ver com beleza, o conceito de belo é outro. O feiopode ser arte. Finalmente, como qualquer ação humana, a arte não pode sefurtar a ter um valor ético, que pode deliberadamente ser descartado, masnão deixa de estar presente.

Minha opinião é de que a arte não tem utilidade. Não é este o seu propósito. Mas justamente para as inutilidades, o supérfluo, é que faz sentido se lutar pela vida. O necessário à sobrevivência é mínimo. O que distingue o homem é almejar o inútil e se comprazer nisto. Trabalha-se para, afinal, se conseguir ser feliz e se é feliz quando se desfruta da vida com prazer. A arte dá esse prazer. A arte não precisa levar mensagem alguma para ser arte. Basta, do ponto de vista do apreciador, dar prazer em ser contemplada. Do ponto de vista do criador, certamente, a arte não é mero externar de sentimentos e emoções. É, principalmente, um produto da inteligência, do trabalho, da vontade. O quadro feito pelo macaco não é uma obra de arte porque não foi produzido intencionalmente para tal. Mas pode ser apreciado como tal, se levar a quem o vê uma sensação de prazer estético. É claro que eu estou descartando a atitude imbecil de fingir que gosta ou entende de arte para dar a impressão de ser intelectual.

Dizer que a arte é inútil envolve uma ambiguidade proposital. A questão é oconceito de "útil". No sentido pragmático, do que é necessário para asobrevivência, a arte não tem utilidade. Mas ela se presta a promover o bemestar e a elevar o nível de felicidade. Quanto ao caráter formativo, nosentido de passar uma mensagem transestética, de valor ético ou ideológico,a arte se presta muito bem para tal, mas este não é o seu compromisso. Umaobra de arte conserva o seu valor estético mesmo que seja comprometida comnada ou que o seja com valores equivocados. Mas, é claro, a ética perpassatodo o fazer humano e, logo, não há como escapar. Mas a arte não precisa ter um compromisso, digamos, pedagógico. Todavia pode tê-lo e mais do que tudo, presta-se admiravelmente para tal. Assim é a minha arte: enquanto provoca a comoção estética, instiga a mente a questionar o significado da existência.

Esta questão das inutilidades, da arte e de muita coisa nas ciências, naverdade é a mola mestra do progresso, não só técnico e material, mas,principalmente, cultural. Vejam minha especialidade em física: Cosmologia.Serve para quê? Para o mesmo que servem a poesia, a música, as belas artes:para elevar a mente, expressar o sentimento de deslumbramento frente aoUniverso e, principalmente, em relação ao prodígio que somos nós mesmos. Não tem nenhum valor prático e nem precisa ter. É para o inútil que a humanidade aplica tanto esforço em produzir além do necessário para a merasobrevivência. É nas inutilidades que se compraz o homem e alcança afelicidade de gozar um prazer inteiramente descompromissado.

Quanto à questão do belo e da relação entre o belo e a arte é preciso, antes de tudo, ver que são conceitos disjuntos. A noção de beleza tem a ver com a percepção do mundo por um ser sensiente e consciente. A arte tem a ver com certa produção de um ser inteligente. Um ninho de passarinho não é uma obra de arte. Assim alguma coisa é bela se provoca no observador sentimentos prazerosos ao percebê-la. Pode ser algo inteiramente natural ou um produto intencionalmente feito para provocar este tipo de emoção, dita estética. Assim concebida, a beleza de uma obra de arte não é necessariamente superior à beleza da natureza. Mas também não é necessariamente inferior. Depende de que obra de arte se está apreciando.

Uma característica importante da arte é que o artista tem que ser livre. Aarte por encomenda só tem valor quando quem a encomenda deixa o artistalivre. Mozart e Haydn compunham sob encomenda, mas Mozart, especialmente,fazia o que queria. Isto porque Mozart era um gênio e Haydn um grandiosotalento. Já Beethoven rebelou-se completamente das encomendas. É claro que,mesmo sendo livre, a arte pode não ser boa, mas se não for livre é certo que não será boa. Note que disse boa, e não bela. O belo, na arte, não énecessariamente belo, na acepção corriqueira da palavra. A beleza da artenão é a beleza do que ela retrata. O artista pode passar ao apreciador algofeio como recurso de comunicação do que pretende externar com sua arte. Mas, fazendo-o com valor artístico, esse feio é belo.

Artista é isso: quem é capaz de expressar o sentimento em algo palpável, que outrem possa contemplar e captar. Mas arte não é só emoção e sentimento: é reflexão sobre como colocar o que se pretende, é inteligência, é trabalho, é vontade. São as idas e vindas, as decisões e indecisões. É o cansaço em cima da obra, até que se chegue ao que se concebeu. E, finalmente, o júbilo do parto, a contemplação da própria criação, aquela satisfação interna de ser um criador e não apenas uma criatura. Dá vontade de reter tudo consigo. Mas não se pode esquecer-se de ganhar a vida. E vender também é uma arte. A arte só vale se for para o outro, para o povo, para disseminar a beleza e, principalmente revelar uma postura de quem acredita na vida e nos valores maiores da humanidade. Assim sendo, rejubile-se o artista, pois é colega de Deus (supondo que exista).

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails