sábado, 4 de fevereiro de 2012

O problema de ler é que a cada livro que vc lê, vc deixa de ser o que vc é, e passa a ser o que não devia ser, se não existissem livros eu queria ver como vc iria se virar...baseado em que se apoiaria? não teria como vc sobreviver em seu mundo surreal.

Se não houvesse livro (nem filmes, nem vídeos, nem outras formas de difusão de conhecimentos e opiniões), eu me basearia apenas em minhas percepções diretas e no que as pessoas diretamente me dissessem. Certamente que eu seria alguém com muito menos recursos intelectuais, como o são os selvícolas. Já que eu disponho de todos esses recursos, é bom que eu me inteire de tudo o que já pensaram e já descobriram para sopesar cada coisa desse conjunto e construir, por meu discernimento, a minha visão de mundo e formar as minhas opiniões. Quanto mais eu souber a respeito de tudo quanto é coisa, melhor. Um mundo surrealista não é algo ruim, pois é com base nessas concepções oníricas que os idealistas constroem seus projetos de sociedade e de mundo e os colocam para consideração de todos, como propostas de melhoria (ou piora) da vida. Muitas vezes uma coletividade adere e promove essa transformação, como se deu com o povo alemão por ocasião do Nazismo: um sonho de Hitler. Só que seu surreal "Reich dos mil anos" era uma completa demência. O que não se dá com o anarquismo e o ateísmo. Assim também aconteceu com o sonho de Lênin, da "Ditadura do Proletariado" ou o de Mao Tse Tung ou o de Pol Pot, ou o de Pinochet, de Mussolini, de Franco. Todos sonhadores surrealistas. Como Jesus Cristo, Buddah, Maomé, Kung Fu Tsé, Lao Tsé, Platão, Zarathustra, Nietzsche e os demais líderes religiosos e filosóficos. Todos sonhadores surrealistas. Mas é com esses sonhos que a humanidade progride. Certamente com idas e vindas, mas, no geral, sempre melhorando.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails