sábado, 24 de março de 2012

Quais os fatores que influenciam a compreensão em um diálogo além do idioma falado?

A capacidade lógica de expressar o pensamento em palavras é o fundamental. Não basta ser gramaticalmente correto. Tem que ser logicamente correto também. Para tal é preciso ter um bom vocabulário, pois as nuances de significâncias só podem ser expressas com o conhecimento das palavras adequadas. Isso se adquire lendo muito, escrevendo, conversando e, o que é um privilégio de alguns, lecionando. Dando aula você é obrigado a saber se expressar de forma a ser entendido. Além disso, há o aspecto conotativo, transmitido pela entonação da voz, pela gesticulação, pelas expressões faciais, pelo posicionamento corporal. Muitos desses aspectos são inconscientes, mas pode-se treinar, por exemplo, a entonação de voz. Para isso é bom se exercitar declamando poesia ou fazendo teatro. Uma coisa interessante, que eu vi no Curso Anglo de São Paulo, foi o "ensaio de aula". Todos os colégios deveriam fazer isso, se os professores fossem contratados em dedicação exclusiva, com tempo pago para preparação de aula no colégio. Uma aula é uma encenação teatral, sem dúvida. Mas uma encenação em que se tem que contar com muita improvisação, em virtude da interação com a turma. Para aprender a ler a linguagem conotativa dos gestos e das posturas, é interessante estudar neurolinguística. Vale a pena. Também é importante estudar argumentação (dialética) e expressão verbal (retórica).

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

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