sábado, 28 de abril de 2012

Não sou nenhum gênio, mas gostaria de ser Físico. Entretanto, tenho medo de não ter tempo para realizar alguns dos meus desejos pessoais, como viajar pelo mundo em busca de lugares "inabitáveis". Tenho 16 anos, e não sei, o que seguir?

Você pode conciliar as duas coisas com uma condição. Que seja suficientemente inteligente para aprender tudo que é dado no curso de física sem ter que estudar muito. Quem não é muito inteligente perde muito tempo estudando para entender e compreender o que uma pessoa muito inteligente capta num instante e não precisa de tanto tempo de estudo. Isso parece ser uma crueldade, mas a minha experiência didática de mais de 40 anos de magistério me mostrou que uma grama de inteligência vale mais do que um quilo de esforço. É a realidade. Física é um dos cursos mais fascinantes que você pode fazer. Em todas as sete "Aulas da Saudade" que dei para os formandos do Bacharelado em Física eu sempre disse a razão que me levou a ser Físico. Porque eu queria entender como a natureza funciona e ensinar isso para os outros. Um físico é capaz de entender muito de matemática, computação, química, biologia, geologia, astronomia, cosmologia. Até de artes, música, literatura, filosofia e muitos assuntos com razoável extensão e profundidade. Mas a recíproca é muito rara. Por isso eu recomendo a todos os querem realmente entender de muita coisa, que estudem física. É a melhor opção. Só não podem ter interesse em ficar ricos. Esquece disso.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails