Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 28 de julho de 2013
Não concordo com a sua opinião de que se o Deus da bíblia existisse a ciência poderia comprovar, pois se essa comprovasse a existência desse Deus transcendental, a hipótese do Deus transcendental seria falsa.
Mesmo se fosse transcendental, Deus teria que ter algum modo de interagir com a realidade natural, nem que seja quando a criou, como supõem os deístas que seja o que ocorre, isto é, que Deus tenha criado o Universo e o deixado de lado. O Deus das religiões abrahãmicas, que são teístas e não deístas, contudo, interfere ininterruptamente no funcionamento do mundo, inclusive atendendo as súplicas, como quem é religioso supõe que atenda. Nessa interferência no mundo, a ciência pode muito bem, sim, verificar se a ocorrência tenha sido apenas natural ou de origem divina pois, nesse caso, alguma lei natural seria contrariada. Portanto tal tipo de verificação não contrariaria a suposição de que Deus seja transcendental. Se isso fosse impossível, então ou Deus jamais poderia interferir no mundo ou um Deus transcendental seria uma impossibilidade total. No entanto, as concepções religiosas de um Deus transcendental admitem que ele possa interferir no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário