Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Concorda que a existência de inúmeras "seitas" derivadas do cristianismo se deve apenas ao ego humano? Assim como os inúmeros partidos políticos?
Certamente que sim. O cristianismo primitivo não era católico nem ortodoxo nem evangélico, pois nem os evangelhos existiam. E poderia muito bem ter continuado assim, sem nenhuma instituição a zelar por ele. As religiões institucionalizadas e regulamentadas são muito maléficas. Constantino, ao oficializar o cristianismo como religião do império fez um grande mal. Ele apenas deveria ter liberado sua prática de modo não oficial. Com ele o cristianismo passou de oprimindo a opressor, o que, para mim, é uma queda de status. Ser opressor é moralmente incomparavelmente pior do que ser oprimido. Em meu entendimento a crença em Deus deveria ser algo desvinculado de qualquer instituição. Como também acho que não devam haver partidos políticos, mas apenas movimentos ideológicos. E as pessoas se candidatariam individualmente. Crença oficializada e regulamentada é o fim da picada. Ainda bem que o ateísmo é anárquico e não tem nenhuma doutrina. Simplesmente é a ausência de crença em Deus. Mada mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário