quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Quando muitos estudantes lhe pedem dicas acerca os Vestibulares, tu recomendas que estudem muito, por horas até o extremo. Estudar muito, não é sinônimo de estudar bem. Nos Vestibulares não vencem os que estudam muito, e sim os que estudam melhor. 15/03/2016

Em verdade os que vencem facilmente os vestibulares não são os que estudam mais, mas os que são mais inteligentes, pois aprendem quase sem estudar. Mas isso não depende da vontade da pessoa e nem de esforço. Mesmo que a inteligência possa ser aprimorada (e pode mesmo), em sua maior parte ela é inata. Pessoas muito inteligentes, desde os primeiros anos de escola, na tenra idade, aprendem facilmente tudo o que é ensinado na própria aula, não precisando de quase estudo nenhum fora da aula. Então isso vai fazendo um acumulo de conhecimentos e habilidades cognitivas que faz com que elas enfrentem com facilidade os desafios que vão aparecendo à medida que se avança no nível de escolaridade. E, fatalmente, elas lograrão sua aprovação para os cursos superiores. Todavia isso não significa que pessoas com menos inteligência não o consigam. Mas, nesse caso, há que se dedicar mais ao estudo. Mas você disse certo. Não é tanto o tempo de estudos, mas, principalmente a forma de estudar que faz diferença. Diferentemente do que muitos consideram, não é fazendo muitos exercícios e problemas que se dominam as matérias, especialmente as ciências exatas. É entendendo muito bem os conceitos, a teoria, sabendo fazer demonstrações, sabendo onde cada fórmula se aplica ou não. Eu tinha um colega na faculdade que resolvia centenas de exercícios e problemas e eu resolvia só uns e me focava em saber muito bem a teoria. Minas notas eram melhores do que as dele. Sempre bati nessa tecla em meu trabalho como professor. Isso também vale para ciências biológicas, humanas e idiomas. Muitos professores de português discordam de mim, mas eu digo que é mais importante saber muito bem a gramática do que escrever muitos textos. Bem... assim é o meu modo de encarar o aprendizado e sempre me dei muito bem com ele, pois sempre fui o melhor aluno da sala, exceto na faculdade, em que era o segundo, pois tinha uma colega cujo QI deveria ser uns 180 e o meu é só 140.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails