sábado, 11 de setembro de 2010

Como pode-se saber se uma teoria é falseável? É simples ou é mais complicado do que aparenta? a descrição de algo pode ser falseável? tipo: a Antropologia?

Não é simples. Ao se construir uma hipótese explicativa de um fenômeno, muitos experimentos são feitos, capazes de induzir uma proposta de lei científica. Mas ela só pode ser aceita como verdadeira se se puder encontrar algum teste que possa produzir um "diagnóstico diferencial", ou seja, que só possa ser explicado pela aceitação de tal lei, isto é, algum particular aspecto que, se não se verificar de fato, numa ocorrência real, invalide a hipótese proposta. Se isto não for possível, a hipótese não é falseável. Isto não significa que seja errada, mas que não pode ser aceita como verdade científica. Muitos discordam dessa exigência, mas a maior parte da comunidade científica a aceita. Uma hipótese que passe por um teste desse tipo fica aceita como a "teoria" explicativa do fenômeno, até que surja algum fato que a contradiga, quando nova hipótese precisa ser proposta para dar conta da explicação do fato e, então, ser testada. Caso aprovada, passa a substituir a anterior, no que se chama de "corte epistemológico", pelo qual, a cada momento, apenas uma teoria é considerada como "a explicação". Em casos em que isto não se dá, convive-se com hipóteses alternativas simultâneas, às vezes até contradizentes. Isto acontece em algumas ciências ainda não bem estabelecidas como tal, como a psicologia, a sociologia, a economia, a história e outras. Neste caso são formadas as "Escolas de Pensamento", uma vez que essas explicações pode ser consideradas apenas "opiniões". São "doxas" e não "epistemes".

Descrições não são explicações, na acepção crua da palavra. Contudo, em antropologia, história, geografia, e outras ciências, grande parte do conhecimento (talvez a maior) seja descritiva e não explicativa. Mas é possível se cogitar da veracidade ou não da descrição e, inclusive, haver descrições alternativas, uma vez que são feitas, muitas vezes, com base em indícios, e não em evidências. Daí ser possível, em princípio, elaborar algum "teste de falseabilidade" que pudesse indicar a escolha da descrição correta, face a algum aspecto que só uma desse conta de estar de acordo. Nem sempre isto é possível, daí se haver, também, a formação de escolas de opinião.

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