terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sou formado em matemática, mas não trabalho na área, estou no 2° semestre de ciências sociais (por gostar de filosofia e afins), o problema é que os professores do curso estão tão empenhados na desconstrução pós-moderna que eu não sei o que fazer!

Talvez fosse melhor você fazer o curso de Filosofia propriamente dito. Esta questão do pós-modernismo não existe. O modernismo, para a classe média da sociedade ocidental, no aspecto socio-econômico-cultural, caracteriza-se pela democracia, o libertarismo, o mercado livre, o livre-pensamento, o individualismo, a globalização. Mas ainda existem nações, propriedade, dinheiro, religiões, família. Em muitos países há governos tirânicos. As liberdades fundamentais, os direitos humanos e a igualdade de gêneros, raças, credos e outras ainda não são coisa obedecida no mundo todo. Nos dias atuais, na sociedade ocidental e na classe média, vivenciamos uma exacerbação da modernidade, que poderia se chamar hiper-modernidade, com um crescimento da licenciosidade. Mas nada disso é pós-modernismo. O anarquismo é que é o pós-modernismo, pois é uma ruptura total com os paradigmas estabelecidos para a sociedade. Trata-se de um comunitarismo individualista, sem fronteiras, propriedade, dinheiro, governo, religião e família, mas com muita responsabilidade, solidariedade, diligência, altruísmo. Isto ainda não existe, mas poderá acontecer - e acredito que acontecerá - mas só daqui a umas centenas de anos.
Se você não for mudar de curso, meu conselho é que siga o curso estudando minimamente só para obter notas e aprofunde-se em estudos filosóficos autodidaticamente. Se for mudar para Filosofia, é importante saber que, mesmo lá, há um grande problema entre os professores que é o de pretenderem formar um "entendido em Filosofia", mas não um filósofo. O único remédio é meter a cara em outros livros e não se contentar só com o que a faculdade passa nas aulas. Senão vai ser uma mediocridade que dá gosto. Se discordar dos professoeres, nas provas, primeiro responda o que eles querem que você diga e depois retruque, argumentando porque não concorda com eles. Mas leve sempre as discussões de modo cordial, para não criar inimizades. Nem seja irônico, sarcástico, debochado ou prepotente. Mas não seja humilde. Seja assertivo!

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails