terça-feira, 29 de março de 2011

É o seguinte: Halton Arp mostra evidências de que os quasares surgem, aos pares, do centro de galáxias próximas. Assim, seu desvio para o vermelho não é sinal de afastamento: eles estão próximos, e não nos confins do Universo. [continua]

(aontinuação): Ele relata vários casos de quasares (supostamente distantes) com uma galáxia do grupo local entre eles. E tem outras evidências mais técnicas de tal associação. Mas a maioria ainda acha que é só coincidência. Estranho.

Mandei buscar esse livro e vou lê-lo (normalmente leio um livro por semana, de umas 350 páginas - 50 páginas por dia - a não ser que seja muito absorvente - então leio mais). Depois comento com você. Uma coisa é certa, existem três causas possíveis para o "red shift": a cinemática, a gravitacional e a cosmológica. A primeira deve-se ao movimento relativo em um espaço estático. A segunda ao encurvamento do espaço-tempo e a terceira à expansão (ou contração - blue shift) do espaço, sem movimento relativo. As três podem estar presentes ao mesmo tempo, mas a primeira, para explicar o enorme red-shift de algumas galáxias, exigiria uma velocidade relativa até maior do que a da luz, o que é impossível, enquanto a segunda exigiria uma massa gravitante muito maior do que tudo o que se conhece que tenha o tamanho de uma galáxia. Assim a explicação cosmológica é a única plausível. O processo de determinação de distâncias astronômicas e cosmológicas é feito por meio de vários procedimentos, dependendo da faixa de distâncias, e que se superpõe em certos intervalos, o que permite calibrar um pelo outro. Assim temos, começando das menores distâncias: método de trangulação, de luminosidade aparente, das variáveis cefeidas, das estrelas mais brilhantes de uma galáxia, das galáxias mais brilhantes de um aglomerado e do red shift. A consistência dos resultados nas faixas de superposição, permite confiar nos métodos. Mas sempre podem haver erros de suposições. Já orientei um trabalho de iniciação científica do curso de física da UFV sobre medidas de distâncias astronômicas e cosmológicas. Vou ler o livro.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails