quarta-feira, 30 de março de 2011

Professor, quais são os conceitos utilizados pela metafísica?

Vou responder aqui o que já respondi em outras perguntas, para sua comodidade (há repetição de alguma coisa nas três respostas);

Metafísica é a disciplina que trata dos conceitos concernentes a uma realidade não natural, isto é, puramente abstrata, especialmente quanto à categorização de tudo o que possa ser concebido, dos conceitos genéricos e das relações que o que eles representam guardam entre si. Certamente que isto não tem nada a ver com entidades sobrenaturais, mas pode, até, levá-las em consideração. Dentro da Metafísica, a Ontologia cuida dos conceitos, como o de "algo", "coisa", "ente", "ser", "objeto", "valor", "existência", "essência", "atributo", "fenômeno", "ocorrência", "evento", "tempo", "espaço", "matéria", "substância", "acidente", "realidade", "concreto", "abstrato", "necessidade", "suficiência", "contingência". "causa", "condição", "efeito" e outros que tais. De certa forma faz uma ligação entre a filosofia e a linguística, em particular a semântica. Já a Metafísica propriamente, investiga as relações entre o que esses conceitos representam na realidade em sí, por exemplo, qual a essência de alguma coisa, se algum ente existe ou não, em que categoria algo se enquadra, quais as condições de causalidade para dado evento. Em suma, trata de juízos a serem feitos, e, como tal, faz uma relação entre a filosofia e a gramática, pois os juízos são, normalmente, expressos por proposições verbais. Com o uso da lógica e da epistemologia, podem-se tirar inferências de juízos metafísicos que se constituirão em outros juízos metafísicos. A Fenomenologia também acode a Metafísica na verificação fatual da validade de algum juízo, como por exemplo: "Todo evento é um efeito".

Qual é a diferença entre ontologia e metafísica?
Ontologia é uma parte da Metafísica. Esta estuda tudo o que não pode ser considerado como natural, ou seja, as abstrações puras, os conceitos e as relações entre eles. A ontologia faz uma categorização de tudo, conceituando e limitando cada idéia. Noções de ente, ser, objeto, coisa, existência, essência, realidade, valor, atributo, divindade, necessidade e outras desse tipo são noções ontológicas. Além da Ontologia, a Metafísica cuida, também, de investigar e estabelecer a existência e realidade dos conceitos ontológicos, bem como as relações existentes entre esses conceitos. Dizer que todo evento possui uma causa é uma proposição metafísica ou que o mundo exterior à nossa mente é real. A Metafísica, de forma diferente da ciência, não tem como se valer da experimentação para validar suas proposições, recorrendo apenas à razão, pois os objetos de que trata não têm existência no mundo natural. A Metafísica se socorre da Lógica e da Epistemologia para seu trabalho, que são a arte de bem raciocinar e de conferir a validade do conhecimento. Uma confusão muito grande é supor que a Metafísica cuida de entidades sobrenaturais. Se elas existissem, pertenceria ao domínio da Metafísica, mas, mesmo não existindo, há muito assunto a ser tratado pela Metafísica que não tem nada a ver com sobrenatural, mas que é abstrato. A Metafísica é o âmago da própria Filosofia. Decidir entre existencialismo, realismo, empirismo, racionalismo, positivismo, pragmatismo, idealismo e outros "ismos" é uma questão metafísica. E para se discutir Metafísica, antes de tudo, é preciso concordar sobre o significado dos conceitos usados, o que é dado pela ontologia, uma espécie de semântica da Filosofia, enquanto a Metafísica é a gramática.

Qual a relação e diferença entre a Epistemologia e a Metafísica?
Epistemologia é a disciplina que estuda a validade do conhecimento e Metafísica a que categoriza e estuda as relações entre os elementos de todo tipo de realidade. Assim existe uma epistemologia da Metafísica e uma metafísica da Epistemologia. A primeira critica se certo conhecimento metafísico é válido ou não e a segunda a que categoria de realidade pertence o conhecimento e que relação ele tem com as demais categorias. Por categoria da realidade entende-se o tipo a que se reportam seus elementos, isto é, se são entes puramente abstratos ou conceituais, inexistindo fora de uma mente que os conceba, se existem objetivamente no mundo, fora de qualquer mente, se são apenas significantes, se são seres objetivamete existentes ou meras entidades conceituais, se são entes, valores, ações, fazeres, eventos, estruturas estáticas ou dinâmicas, normas, sensações ou sentimentos e assim por diante. A ontologia é a parte da metafísica que conceitua todas essas categorias enquanto a metafísica propriamente dita pesquisa que relação os elementos conceituados pela ontologia guardam entre si no mundo ou dentro da mente. Já a epistemologia busca saber como obter um conhecimento, como construir modelos mentais descritivos da realidade, como classificar os diferentes tipos de conhecimento: vulgar, científico, filosófico etc. Como classificar as ciências. Estabelecer critérios que possam validar o conhecimento e esse tipo de assunto.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails