quarta-feira, 30 de março de 2011

Sofro em matemática até mesmo em coisas simples, como progressão aritmética. Vou bem nas outras matérias, especialmente literatura, redação, gramática e inglês; o que o senhor recomendaria? não aguento mais me fo$@! em mat.

Já falei sobre isto em outras perguntas. Vou transcrever aqui:
Este é o problema da Matemática. Tudo é sequencial e depende do conhecimento anterior. Pular uma série descarilha o trem todo. Só há um jeito. Pegar a matéria que ficou para trás sem ter sido aprendida e meter a cara prá valer, com um professor particular. Mas tem que ser pelo menos uma hora todo dia, até por tudo em dia. Não dá para levar o estudo a sério sem dedicar, pelo menos, três horas de estudo em casa por dia, fora das aulas. E prestar atenção às aulas mesmo, sem distrair. Se não estiver disposto a isto, desista de estudar e vá ser outra coisa na vida, que não dependa de estudo. Se você fizer isto ainda vão te sobrar cinco horas por dia de lazer, para fazer o que quiser. Até assistir BBB.
Cultura é a totalidade dos saberes humanos. No nível do Ensino Médio, que é elementar, toda pessoa que possua nível superior, não importa em que área, tem a obrigação de ter conhecimentos das ciências exatas, biológicas e humanas, bem como de artes. No nível superior cada um que entenda do seu metier, mas no nível básico não há como desculpar alguém que tenha nível superior de sua falta de conhecimento nas áreas que não são de sua especialidade. Imagine um engenheiro que não conheça história e geografia. Será uma pessoa sem a mínima condição de entender sua inserção no mundo. Da mesma forma, um advogado que não conheça biologia, química, física e matemática será uma pessoa incapaz de fazer juízo sobre as ocorrências naturais do mundo à sua volta. Por isso é que, sabiamente, os vestibulares de todas as instituições de ensino superior, por determinação do Ministério da Educação, têm que aplicar um exame de conhecimentos gerais. Em minha opinião, inclusive, não deveria haver distinção nenhuma nos exames vestibulares para os cursos superiores de qualquer área. O ideal é que fosse apenas o ENEM, e nada mais. Só me preocupa o fato de se admitir o acesso a quem obtenha o ridículo escore de 30% de acertos, como fazem algumas instituições, inclusive a minha UFV.
Se você tem muita dificuldade em Matemática, estude bastante só para não ser reprovado e se dedique a atividades que não dependam de cálculos matemáticos complicados. Você pode ser um artista, um atleta, um ator, um músico, um político, um empresário, um fazendeiro e muitas outras ocupações interessantíssimas, desafiadoras e estimulantes que não dependem de matemática.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails