segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Quando vc tinha 10 anos de idade vc já tinha mente e consciência? seu ''eu'' já existia? ou só passou a existir depois que vc leu mais de 3 mil livros e cursou faculdades? se não estudasse vc seria outra pessoa no mesmo corpo que vc tem? Ernesto ?

Minha consciência surgiu ainda dentro do útero de minha mãe. E foi se aprimorando ao longo de minha vida. O "eu " que eu sou começou a existir quando o embrião que me deu origem virou feto. Se eu tivesse tido outra vida, certamente teria outras memórias, outras opiniões, outro nome e muita coisa diferente. Mas o que for genético se manteria. De qualquer modo seria eu, mas minha personalidade seria outra. Se transplantarem o meu cérebro para outro corpo, aquela pessoa será eu em outro corpo, de modo que, rigorosamente, o que se fez foi um transplante de corpo e não de cérebro. Então o "eu" não é o corpo, mas a mente, que jaz no cérebro e não em alma nenhuma. Todavia, mesmo que, com vidas diferentes, eu continuaria sendo eu, a maior parte do que me caracteriza como pessoa provém das minhas vivências, de modo que posso dizer que "eu sou eu e as minhas circunstâncias", como alguém já disse.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails