segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Uma pessoa com sindrome de Down tem consciência? eu penso que não tem totalmente, se vc perdesse todos seus conhecimentos, por algum motivo, apagados de sua memória, seu ''eu'', existiria ou não?

Tem, de forma parcial, como você disse. Outra doenças mentais ou lesões cranianas também podem afetar a consciência, o que é um indício de que não existe alma. Se eu perdesse a memória totalmente eu perderia as três memórias, a cognitiva, a episódica e a procedural. Então eu retornaria à condição fetal e teria que captar tudo do mundo de novo para voltar a ser alguém. Esse alguém não seria mais eu, mesmo que tenha uma parte de mim, que seria o meu corpo e a minha genética, que fornece o meu temperamento, por exemplo. Mas não poderia ser condenado por um crime cometido enquanto eu era o eu anterior, porque não foi aquele novo eu que o cometeu. O anterior deixou de existir. Seria uma morte da consciência sem a morte do corpo. Mas não a morte da capacidade de ter consciência.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Um comentário:

Francisca Prieto disse...

Que raio de questão filosófica. Claro que uma pessoa com Síndrome de Down tem consciência.

A pessoa com Síndrome de Down tem conhecimentos. Muitos. Podem ser diferentes ou em menor quantidade do que outra pessoa da mesma idade, mas segue todo um percurso de aprendizagem, como qualquer ser humano.

Eu tenho uma filha com SD de 6 anos, que frequenta ensino regular, e posso-lhe garantir que sabe exactamente o que está a fazer em cada momento.

Provavelmente os seus conhecimentos sobre esta alteração cromossomática são do século passado. Antes de filosofar, devia investigar um pouco sobe o assunto.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails