Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Todas as coisas dependem de um fenômeno causa-efeito ou existem "causas incausadas"? E se existirem, quais são os exemplos?
Causalidade é o fato de uma ocorrência desencadear outra ocorrência. A primeira é a causa, a segunda é o efeito. Isso, contudo, não é uma necessidade. Pode haver eventos que não possuam causa, isto é, sejam fortuitos. Quando ocorre, isso é um dos modos de se definir o sentido do tempo, já que a causa precede o efeito. Em cada caso há que se investigar. A noção de que todo evento seja efeito de alguma causa advém do fato de que isso seja corriqueiro no nível macroscópico. Mas trata-se de uma conclusão induzida e, como tal, não garantida, sendo derrubada com um único contra-exemplo. Há miríades de casos no domínio microscópico. Por exemplo o decaimento radioativo é fortuito, a emissão de fótons por átomos excitados (em que a excitação é condição e não causa) e o surgimento de pares de partícula e antipartícula a partir do vácuo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário