Acho que Jesus foi um grande homem, da estatura de um Buddah, de um Gandhi, de um Lincoln, de uma Hipatia, de um Lao-Tsé e outros grandes personagens que pugnaram por um mundo mais harmônico, justo e fraterno. Claro que era muito inteligente, mas o mais importante, no seu caso, não era a inteligência, mas o caráter e seu ideal e disposição de se dedicar ao conserto do mundo. Certamente que também era doido varrido, como o foram todos os que fizeram diferença para a humanidade. Se o que se diz dele nos evangelhos é mesmo verdade (há controvérsias), parece que ele estava convencido de que era mesmo Deus. Mas não importa. Apesar disso, acho que ele deixou uma mensagem muito válida., que, inclusive, busco, com afinco, seguir, exceto na parte sobrenatural. Pena que muitos de seus seguidores a deturparam, a começar por Saulo de Tarso, continuando pelo imperador Constantino, por Agostinho de Hipona, por Tomás de Aquino, por Lutero, por Calvino e outros tantos. Transformaram sua mensagem de paz e amor em uma mensagem de opressão, de preconceito, de intolerância. Foi péssimo.
Não posso dizer o mesmo que digo de Jesus a respeito de Confúcio, Maomé ou Allan Kardec. Esses, para mim, estavam completamente equivocados. Mas a mensagem de Vyasa, pela boca de Krishna, no Mahabharata, é muito interessante. O mesmo digo de Zarathustra.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário