segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Para você o que é ser ético? Qual sua prioridade sobre isso?

Ser ético é agir de acordo com que o resultado de sua ação não prejudique, não cause dor, sofrimento, tristeza ou qualquer mal a quem ela se dirige, humano ou não. Exceto se for para objetivar um bem ainda maior para a pessoa. É agir de tal forma que sua ação possa ser erigida como máxima universal a ser prescrita para todo mundo. É agir de tal forma que se deseje ser o objeto daquela ação. É agir para promover a paz, a concórdia, o bem estar, a alegria, a felicidade, o respeito, e o maior benefício possível para o maior número de seres, não só humanos. Agir eticamente tem que ser a primeira prioridade em tudo o que se faça. Há exceções? Pode haver e se justificam no caso de se preservar a própria vida ou a de outra pessoa em perigo. Mas o heroísmo consiste, justamente, em se esquecer da própria vida e segurança para agir em benefício de alguém que esteja sofrendo uma agressão ou injustiça. Note que, a princípio, poderia parecer que fazer o bem e espalhar amor fosse prioritário em relação a agir eticamente. Todavia não se faz o bem de modo que não seja ético. Assim, fazer o bem e ser bom não dispensa a ética e a justiça, mas vão além delas. Pois a ética diz o que não se pode fazer, mas não diz o que se deve fazer. E o que se deve fazer é fazer o bem. Finalmente quero comentar que agir eticamente não é a mesma coisa que agir moralmente. Nem tudo que seja moralmente aceito é ético e nem tudo que seja moralmente condenado não é ético. Porque a moral se reporta ao que a sociedade em dada época, lugar e estrato social considera que seja lícito ou não. Mas a ética concerne ao que seja certo ou errado em qualquer época, lugar ou estrato social. Assim a ética é superior à moral. A moral é um conjunto de prescrições que, teoricamente, deve atender aos princípios éticos, mas nem sempre o faz. No caso de conflito é preciso contrariar a moral e atender à ética. E, se possível, mudar a moral para que se torne ética. Isso tem acontecido, por exemplo, com a imoralidade do homossexualismo, que já está sendo derrubada, pois não é anti-ético. Ou com a imoralidade de não se casar virgem. Mas há muitas condutas tidas como imorais que não são anti-éticas que precisam ser revogadas, como a poligamia. Por outro lado há costumes que a moral aceita e que são anti-éticos, como a lapidação de adúlteras em alguns países muçulmanos ou a ablação do clitóris em alguns países africanos. Ou com o abate de animais para o consumo.

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