Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Mas Ernesto, como simplesmente "aturar" o convívio com pessoas com visão de mundo conflitantes? Com pessoas que são insossas, como você disse em uma resposta recente?
Aturar a ignorância, a prepotência, o pernosticismo, o convencimento, a burrice, a presunção, a babaquice, a tolice e outras características típicas de personalidades pobres é um exercício de paciência, estoicismo, ataraxia, serenidade e sabedoria. Isso se pode adquirir com treino e com a introjeção da concepção de que pessoas desse tipo não têm a menor importância para que se fique perturbado com sua presença, ações e modo de ser. A princípio deve-se tentar mudar sua personalidade e caráter para uma forma decente, sensata, equilibrada, espirituosa, viva, ativa, cativante, sugestiva ou, até mesmo, brilhante e exemplar. Não sendo possível é melhor desistir e não se importar, sem menosprezar, ironizar, debochar ou ser sarcástico. Esse é um treinamento de personalidade e temperamento que deveria, também, ser objeto de aprendizado nas escolas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário