Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
O que é o "bom senso", afinal? Quando diz "trata-se de bom senso", diz que todos devam ter o mesmo "bom senso"? "Bom senso", o que é o "bom senso"? O meu "bom senso" não pode ser diferente do seu? O "bom senso" deve ser um senso comum?
Bom senso é a percepção do que seja adequado ou inadequado. Isto é, do que promova a maximização do bem, da alegria, da felicidade, da paz, ou faça o contrário. Ter bom senso é ter a sabedoria de fazer as escolhas corretas tendo em vista o bem geral. Escolhas ditas "insensatas" são aquelas que promovam prejuízo, desgosto, tristeza, dor, sofrimento, infelicidade, não só para a própria pessoa mas, principalmente, para os outros, para a sociedade e para a natureza. "Bom senso" não é o mesmo que "Senso Comum", pois este é aquele que, em geral, as pessoas escolhem. Mas pode não ser bom. Seguir o senso comum não é um bom conselho. O melhor é ter bom senso, mesmo que o bom senso leve a uma atitude conflitante com a esperada pela maioria. É preferível discordar da maioria quando a opinião dela for maléfica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário