Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
Eu percebo que você evita falar "leis da natureza" ou que a natureza "obedece a leis", como se fosse um equívoco pensar assim. Pode nos esclarecer, professor?
A natureza não obedece a nada. As ditas "leis da natureza", não são prescritivas, mas descritivas. Elas resumem a forma como a natureza de comporta em relação a alguma categoria de fenômenos, mas não determinam que a natureza aja conforme seus ditames. Inclusive porque elas apenas representam o conhecimento disponível no momento em que foram redigidas. Tanto é que são frequentemente revistas ou substituídas por outras que passam a ficar de acorno com a atualização dos conhecimentos. O Universo se comporta como se comporta por conta própria e não para obedecer a determinação nenhuma. Ciência não é uma disciplina normativa e sim uma disciplina explicativa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário