Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
Ernesto, cabe a ciência a incumbência de mensurar em que momento um ser humano é adulto para todos os efeitos? Há estudos publicados neste sentido?
Biologicamente um animal é adulto quando já é capaz de procriar. No caso humano, isso é postergado porque os humanos são gregários e a maturidade social ainda não está estabelecida lá pelos 13 a 14 anos, quando a sexual é atingida. Essa maturidade envolve, principalmente, a noção de responsabilidade. Não conheço estudos a respeito, mas considero que, aos dezesseis anos, qualquer pessoa já possua responsabilidade para arcar com as consequências de seus atos, por ter plena lucidez a respeito do que elas possam ser. Então, para mim, dezesseis anos é a idade com que se possa considerar alguém adulto para todos os fins. Inclusive para prover-se a si mesmo com seu próprio trabalho, dispensando ser sustentado pelos pais. Ou seja, a pessoa viveria às custas dos pais até a idade de terminar o Ensino Fundamental. Depois faria o Ensino Médio e o Superior, se fosse o caso, a suas próprias custas. Realmente a determinação da idade em que se atinge a maturidade social tem que ser objeto de pesquisa científica em psicologia e sociologia. Mas não conheço estudos a respeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário