Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
http://ask.fm/wolfedler/answer/125678247453 ... Muitas ideias da "física moderna" vão ser consideradas, num futuro próximo, mais fantasiosas que a estória da torre de babel, das pragas do Egito, da abertura do Mar Vermelho, das muralhas de Jericó, da divindade de Cristo etc.
Não é assim não. Esses fatos citados são mitológicos, isto é, invenções, ficções. Os conhecimentos de Física, Biologia, Geologia, Astronomia, Cosmologia, Química, Sociologia, Psicologia, História e das demais ciências, por outro lado, são fundamentados. É claro que eles vão sendo aprimorados e substituídos por outros mais corretos, à medida que o conhecimento avança. Isso não significa que o que se sabia antes era errado e sim que, face aos dados disponíveis então, era o que correspondia à verdade. Quanto à Filosofia, ela também revê suas assertivas à medida que a realidade vai sendo cada vez mais conhecida em abrangência e profundidade. Isso é normal. Para que uma pessoa possa dizer que entende o mundo em que se insere, tem que saber matemática, ciência e filosofia sim. E, das ciências, a mais fundamental é a física. Pena que o Ensino Médio não aborde Física Moderna. Há mais de quarenta anos que me bato por isso, em vão. Só na EPCAR é que tive o prazer de lecionar Física Moderna para o nível médio. Nas demais escolas só querem saber do que cai nos vestibulares e, agora, no ENEM. Uma lástima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário