Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
Quero saber o que você acha desta citação de Erwin Schrödinger, o grande físico que ganhou o Nobel em 1933: "A imagem que a ciência dá sobre o mundo ao meu redor é muito deficiente. Ela fornece muitas informações factuais, põe toda a nossa experiência em uma magnífica ordem coerente, mas (continua) Nem ir nem vir nem permanecer (continuação) permanece assustadoramente silenciosa em relação a tudo o que está verdadeiramente perto de nosso coração, tudo o que verdadeiramente conta para nós".
Concordo com ele, mas não acho que isso seja uma falha da ciência. Apenas esse não é o propósito dela. Dentro do que ela se propõe, que é uma explicação do funcionamento do mundo exterior, ela vem se saindo muito bem, de modo que se pode confiar que o que ainda não foi explicado pela ciência um dia o será. Quanto às questões existenciais, ainda não se tem um ramo da ciência que cuide cabalmente delas. Quem cuida delas é a filosofia. Ela sim, se debruça sobre essas questões e busca respondê-las. Isso também é cuidado pelas religiões, mas estas partem de pressupostos equivocados, de modo que não são de confiança. A psicologia seria a ciência que cuidaria disso, mas ela ainda não se livrou de sua divisão em escolas conflitantes, de modo que, também, não se pode ter uma explicação e uma orientação psicológicas seguras sobre as questões existenciais, isto é, algo que seja estabelecido com segurança de forma independente da opção por qualquer escola de pensamento psicológico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário