Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 29 de novembro de 2016
Um amigo meu 'se tornou' skinhead porque disse que não "dava" mais para ser anarquista porque não podemos fugir do sistema. O que o senhor diria a ele? 13/03/2016
Que a opção violenta, fascista ou nazista de combater o sistema não é boa, pois não resolve e provoca sofrimento a quem já sofre. Do mesmo modo que a implantação de um regime socialista autocrático ou totalitário. O que resolve é a mudança feita dentro do próprio sistema, por meio de leis. Para tal é preciso fazer um trabalho político, ou entrando diretamente para a política ou conscientizando as pessoas a votar em candidatos que promovam reformas no sistema para adequá-lo ao bem da sociedade como um todo. Isso envolve compartilhamento do capital das empresas pelos trabalhadores até que não haja mais nenhum assalariado, mas todos sócios. E, enquanto ainda houver governo, que a saúde e a educação sejam totalmente propiciadas pelo governo. Aí, o sistema educacional precisa incutir na juventude a mentalidade anarquista e comunista, para que tais sistemas (político e econômico) venham a ser estabelecidos de modo natural. Note que eu estou dizendo "comunismo" e não "socialismo", pois este tem uma característica estatizante que é ruim, já que se pretende abolir o estado. Então a economia precisa já deixando de ser uma atividade exercida pelo estado, que, provisoriamente, apenas a vigia e controla. Educação e saúde, todavia, não é para serem atividades econômicas. Elas se comparam à justiça, à defesa e à segurança, que não podem ser privadas. Numa anarquia, contudo, as atividades de justiça, defesa e segurança não precisam existir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário