Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 30 de janeiro de 2018
É possível provar que o universo não teve uma causa ? E em que ponto surge o que chamos de consciência humana de cada indivíduo racional, nesse processo.? Sou um ateu agnóstico, costumo refletir sobre essas questões . Serei grato se compartilhar o seu ponto de vista .
Não se pode provar que não teve causa. Todavia, como não se identifica causa nenhuma, não há razão para supor que haja. Se algo não é evidente ou comprovado, há que se considerar que não seja verdade. Para aceitar como verdade é preciso que haja evidência ou prova. Não é preciso provar que não seja verdade e sim que seja verdade. A consciência é apresentada pelos animais a partir de algum grau de complexidade de seu sistema neurológico. Há testes de comportamento animal que permitem discernir o fato do animal possuir ou não consciência. Não sei quais são. Isso, ainda, é objeto de muita pesquisa, inclusive quanto à definição dos critérios para se identificar a consciência. Será que cães têm consciência? E ratos? E formigas? Todavia não resta dúvida de que a consciência é uma espécie de percepção interna do cérebro em relação a seu funcionamento e ao organismo. Há abundante literatura a respeito, como os livros do António Damásio e outros que tenho lá em casa e, aqui, não me ocorrem os nomes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário