Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 29 de janeiro de 2018
O que acha daquele argumento contra o materialismo de que nenhum arranjo de materiais não-racionais criam uma coisa racional?
Isso é mentira. Por que um sistema formado por elementos materiais e campos não poderia exibir racionalidade? Por que não poderia pensar? Por que não poderia sentir? Não vejo motivo para que a complexidade não possa prover todas essas funcionalidades mentais a um arranjo inteiramente físico. Realmente não há nada que impeça tal proeza. Inclusive ela poderá vir a ser implementada em artefatos produzidos artificialmente que nem sejam orgânicos, isto é, que sejam eletrônicos. Esse argumento não tem nenhum fundamento. Quem o proclama não consegue provar tal impossibilidade. Apenas diz que não, e pronto. Se não se consegue achar nenhuma impossibilidade para que uma mente seja produzida por um sistema físico, então há que se considerar que isso seja perfeitamente possível. Como, de fato, é o que acontece com as mentes dos animais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário