quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como você ver a lei que obriga todas as escolas adotarem música como disciplina? Acho que a escola mais 'necessitada' é a pública. Se o ensino básico já é precário, como será em relação a música? Vai ser um processo lento? Obrigada.

Quando eu estudei, em escola pública, nos anos 50 e 60, música era obrigatório, bem como artes, desenho, trabalhos manuais e outras coisas, como francês e latim. Nós aprendíamos tudo, em menos aulas por semana. Acho perfeitamente viável e desejável que a juventude tenha conhecimentos e desenvolva habilidades nas artes, tanto quanto nas ciências e nas humanidades. E também em coisas práticas, como culinária, costura, mecânica, eletrotécnica, eletrônica, digitação, informática, marcenaria, edificações e coisas assim. O ideal seria a escola de tempo integral. O ensino só é precário porque não se tem a vontade politica de se inverstir PESADAMENTE na educação. Estou dizendo muito mesmo. Construir escolas de horário integral para toda a população e melhorar o salário dos professores de forma que a profissão se torne atrativa. Estou falando de salários de cinco mil reais para um professor primário em tempo integral. Em compensação, vereadores não precisam ter salário e muitas obras faraônicas, como o Centro Administrativo do Governo de Minas, em Confins, nem precisariam ser feitas. É claro que se se conter o desvio de verbas com superfaturamentos e outras do tipo, muito dinheiro vai sobrar para a educação, que teria que receber, DE FATO, um quarto dos recursos arrecadados por todos os impostos, a serem geridos com probidade, eficiência e eficácia. Sou a favor da música obrigatória sim e de muitas medidas que faça da educação a primeiríssima prioridade dos governos. Acima da Saúde, da Habitação, do Emprego, da Segurança, de tudo. Com educação tudo o mais vem por acréscimo.

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails