segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Por que a umbanda é tão discriminada?

Na minha opinião, porque tem origem negra e não é proveniente de uma civilização propriamente dita, como o são o cristianismo, o judaísmo, o islamismo, o budismo e o hinduísmo. A umbanda e o candomblé são religiões ainda míticas, sem uma institucionalização, sem templos faustosos, como catedrais, sinagogas, mesquitas, pagodes e outros templos monumentais. Também não possuem escrituras sagradas memoráveis, nem teólogos com vasta produção bibliográfica, nem uma hierarquia eclesiástica bem estabelecida, nem poder econômico. Assim são tidas como curiosidades e excrescências na estrutura religiosa. Isto também acontece, um pouco, com o espiritismo kardecista.
Outra coisa que esquecí de dizer é que as práticas litúrgicas da umbanda e do candomblé são um tanto quanto primitivas e rústicas, sem a sutileza, a sacralidade, o caráter hierático e enlevado das missas e dos ritos budistas, muçulmanos, judaicos e hinduístas. Não provocam um sentimento de mistério, de unção, de santidade, de elevação espiritual, como nessas outras religiões. Dão a impressão de serem manifestações tribais africanas, semelhantes às práticas religiosas indígenas, eivadas de primitivismo animista. Em geral, as pessoas criadas no seio das civilizações, possuem reservas em relação às práticas das culturas mais primitivas e menos elaboradas. Certamente que não vêem que suas refinadas crenças não diferem conceitualmente das crenças primitivas que rejeitam. De um ponto de vista puramente antropológico e filosófico, no fundo, são a mesma coisa.

2 comentários:

Jânio Lima disse...

Penso igualmene as religiões rejitam umas as outras, e todas estão dentro do mesmo sistema crendo em fantasias que regridem os pensamentos. Abraços!

Unknown disse...

Gostaria de esclarecer que a umbanda não tem origem africana, ela é uma religião brasileira fundada em 1908 no Rio de Janeiro. Possuímos escritura sagrada sim: A Bíblia e não utilizamos de práticas primitivas, na Umbanda não sacrificamos animais como dizem por aí, e fazemos a caridade sem cobrar nada por isso. Trabalhos e despachos em encruzilhadas são feitos por outras religiões e não pela umbanda. Acreditamos que tudo o que fazemos ou desejamos ao próximo volta para nós, portanto nada de macumba ok. Algumas pessoas utilizam o nome da umbanda para praticar o mal, eis o motivo por ser tão discriminada, mas quem a conhece e prática corretamente sabe que não é nada disso.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails