domingo, 3 de outubro de 2010

Voltaria no tempo para mudar algo em sua vida?

Nossa vida é o resultado de um acúmulo de decisões, em muitos momentos em que fizemos uma escolha e deixamos de lado inúmeras outras possibilidades. Escolhas de outros também interferem em nossas vidas, da mesma forma que ocorrências meramente casuais. Assim, somos o que somos agora não exclusivamente por nossas decisões, mas por toda uma trama de ocorrências interatuantes. Pensamos que a mudança de alguma escolha, em algum momento, se alterada pudesse ser, traria a nossas vidas algo que percebemos estar faltando. Isto não é garantido. A trama da vida é tão complexa que uma alteração apenas não é determinante para o resultado. É claro que ele seria outro, mas nunca se pode saber se melhor. Estou certo de que, em cada momento, fiz a melhor escolha que poderia ter feito então, com base em tudo o que tinha conhecimento. Se eu voltasse àquele momento, certamente a faria de novo. Todavia não posso deixar de dizer que lamento não ter feito meu doutorado, mesmo sabendo que não é certo de que isto resultaria em uma vida melhor para mim hoje. Nunca pautei minhas decisões por vantagem econômica, mas sempre pela maximização dos benefícios a todos os que fossem ligados a mim, especialmente minha família. Acho que agi da forma correta e, talvez por isso, não tenha acumulado riqueza alguma. Isto não me abate, mas eu gostaria de poder ter feito todos os que amo e amei mais felizes.

Ask me anything

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails