sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Por que agora virou moda ser conservador?

Depende do ambiente em que se convive, isto é, do país, da cidade, do estrato social. A queda do comunismo na Europa oriental foi um grande baque para as esquerdas, especialmente na América Latina. Por outro lado, movimentos associados ao conceito de progressismo, como o dos sem-terra, têm mostrado atitudes que repudiam a maioria das pessoas de bem. A criminalidade, imputada por muitos esquerdistas como causada pelas desigualdades sociais, o que explica, mas não justifica, leva muitos a considerar como necessária uma atitude mais repressora do estado. Como o conservadorismo é tido como o comportamento em que se valoriza a ética, nele se abrigam grande parte das pessoas que prezam a ordem e a paz na sociedade.
Isto, contudo, é uma visão equivocada do progressismo, a posição oposta ao conservadorismo. Progressismo não é desordem nem bandalheira, nem permissividade, nem licenciosidade, nem corrupção, nem bandidagem. Pelo contrário, é a concepção que busca e luta pelo estabelecimento de uma sociedade justa, pacífica, laboriosa, harmônica, fraterna, solidária, igualitária. E esta é uma sociedade comunitarista, sem classes sociais, sem discriminação econômica, de oportunidades plenas para todos, sem pobreza, educada, culta, tolerante, conciliadora, sem crimes, sem corrupção, mesmo que não seja anarquista nem comunista, mas que seja ciosa da dignidade, da honestidade e do valor humano de cada um.
Conservadorismo, por outro lado, é a concepção que visa manter a situação vigente, a desigualdade social, a competição como meio de vencer na vida, o enriquecimento ganancioso, a intolerância em relação a outras visões, o fundamentalismo religioso, o culto à superioridade nacional, cultural e racial de cada um. Tudo isso caminha para um prosperidade e uma felicidade conquistadas à custa do empobrecimento e da dominação de outros, não contribuindo para a disseminação geral da felicidade em todo o mundo.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails