domingo, 12 de dezembro de 2010

Quando professor, que recursos e que método didático utilizava?

Nas disciplinas teóricas de Física e Matemática que lecionei, sempre procurei adotar um livro que discutisse de forma mais ampla e profunda o conteúdo abordado, além do que estivesse programado, para que alunos interessados em aprofundar e expandir seus conhecimentos pudessem fazê-lo. Outro critério na escolha do texto era o de apresentar uma superabundância de exemplos de aplicação, exercícios e problemas. Sempre supri a turma de uma bibliografia complementar abrangente. Na condução das aulas, contudo, sempre gostei de usar o método da "Coleção Schaum", que consiste em apresentar um resumo inicial da teoria, com todas as proposição não demonstradas, mas bem estabelecidas em termos de aplicabilidade e limitações. Isto se refere às definições, leis e teoremas. O passo seguinte consiste em fixar o conhecimento pela resposta de um extensivo questionário. Depois exercitar a manipulação das equações, com especial atenção para as dimensões e unidades, a precisão dos cálculos e os algarismos significativos. A seguir atacava as induções das leis e as demonstrações dos teoremas. Finalmente a solução de problemas de aplicação, tanto teóricos (deduções literais de aplicações, com a descoberta de novas equações) quanto práticos (aplicações numéricas a problemas reais). Tudo isto trabalhado e discutido pela turma e não apenas apresentado pelo professor. Minha avaliações eram provas abertas de consulta (exceto aos colegas), com um bom tempo de duração (em geral, quatro horas). Sempre pedia uma questão que fosse a redação de um capítulo de um livro sobre o assunto em avaliação, de tal forma que alguém pudesse aprender, estudando o que se escreveu. Estou falando das disciplinas que lecionei para os últimos anos do bacharelado em Física na UFV.
No ensino médio, na EPCAR, usavamos a técnica da redescoberta, com aulas de laboratório toda semana, que antecediam o conteúdo teórico sobre o assunto. Nelas os alunos verificavam e induziam as leis em estudo, que, depois, eram tratadas teoricamente em classe. O mesmo tipo de sequência da Coleção Schaum era usado, mas não havia questão para escrever livro nas avaliações. Usavamos o melhor texto que já conheci sobre Física para o Ensino Médio: o PSSC.
Uma prova bem preparada precisa ter em torno de um quarto de questões fáceis, um quarto de difíceis e metade de intermediárias, com distribuição por todos os conteúdos e objetivos pretendidos, devendo, também, aferir conhecimentos, habilidades e competências.

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